6/7/08

Encontro dá novo impulso às CEBs na América Latina e Caribe

Uma solene celebração, na Catedral São Lourenço, em Santa Cruz de La Sierra, marcou o encerramento, sábado à noite (05), do 8º encontro latino-americano e caribenho das CEBs. Presidida pelo Cardeal Júlio Terrazas, da Bolívia, concelebrada por vários bispos, sacerdotes e diáconos, com a participação das delegações dos países e numerosa multidão, a missa reafirmou a vitalidade e a importância das CEBs. Seguiu-se uma confraternização na Praça da Catedral, com apresentações culturais feitas pelas delegações dos diversos países presentes.
Na avaliação de Ir. Socorro Martínez Maqueo, da equipe de articulação continental das CEBs, o encontro foi muito positivo. “Temos avançado bastante. Afinamos melhor nossas linhas de ação e estratégias. Fortalecemos a consciência sobre a necessidade de nos articularmos e de trabalharmos mais conjuntamente”, afirma. E acrescenta que os vários desafios identificados se colocam no sentido de construirmos outro mundo e Igreja possíveis. Igreja que ela caracteriza como mais fraterna e evangélica.
Os participantes do 8º encontro assumiram os seguintes compromissos: a) Reforçar as lutas ligadas aos movimentos sociais, à economia solidária, à ecologia, à nova cidadania e ao compromisso político, não isoladamente, mas em redes; b) Relançar as CEBs, confirmadas e animadas pela mensagem de Aparecida, aprofundando sua identidade, espiritualidade, comunhão e articulação em todos os níveis; c) Acentuar a formação permanente, integral e para todos, baseada na eclesiologia do Concílio Vaticano II e do Magistério Latino-Americano e Caribenho, que tem de nos levar à “conversão pastoral” e “renovação eclesial” (DA 366-367); 4) Utilizar mais e melhor os modernos meios de comunicação como instrumento de articulação, socialização de experiências e recurso para a formação.
O 8º encontro foi antecedido pela reunião de assessores/as das CEBs da América Latina e Caribe que contou com a presença de 34 pessoas de 12 países e teve lugar em Santa Cruz de La Sierra, de 27 a 29 de junho. E, agora, será seguido pelo 9º encontro de Comunidades Eclesiais de Base da Bolívia, a realizar-se de amanhã (08) até dia 11 na cidade de Tarija. Para o mesmo são aguardados por volta de 800 participantes. Este encontro tem como tema “vinho novo em odres novos” e lema “seguindo a Jesus, respondemos ao clamor do povo”.
(Por: Dirceu Benincá)

No hay comentarios: